Inaugurada fábrica que produz cerveja feita de trigo

Cervejaria, instalada na Capital, inicia a comercialização no dia 4

Osvaldo Júnior

Pessoas consumindo cerveja em um barzinho ou em casa durante um churrasco são cenas comuns. Também é comum beber cerveja feita a partir do malte de cevada. Agora, o que é mais difícil é degustar a bebida, produzida a partir do trigo e com matéria-prima trazida da Alemanha. E é justamente esse um dos produtos da Morena Bier Cervejaria, uma fábrica de cerveja instalada no Polo Industrial de Campo Grande e que inicia a comercialização na segundafeira (dia 4).

À frente do empreendimento está Osir Afonso Tessari, que trocou Blumenau (SC) por Campo Grande e a atividade de professor universitário pela de empresário do ramo de cerveja. Ele assegura: “O chope de trigo é uma novidade no Estado”. Conforme Tessari, trata-se de uma bebida turva e com aroma inusitado de banana e cravo. O trigo e o lúpulo vêm da Alemanha, da região de Hallertau. “No primeiro momento, (a cerveja de trigo) pode parecer estranha para quem não a conhece. No entanto, seu estilo conquista cada vez mais corações ao redor do globo”, afirma o empresário no texto de apresentação do futuro site da cervejaria.

Morena Bier. Fábrica, instalada em Campo Grande, inicia com produção de 10 mil litros de cerveja
e deve alcançar, em dois anos, 90 mil litros

De acordo com o empresário,a cervejaria segue à risca a “Lei Alemã de Pureza” (ou Reinheitsgebot, um nome complicado aos brasileiros que não falam alemão). Por essa regra, instituída em 1.516, a produção de cerveja deve ter apenas água, lúpulo, malte de cevada ou de trigo e levedura. De início, serão fabricados 10 mil litros de cerveja por mês, sendo um terço da bebida feita de trigo. “Como as
 pessoas, em geral, não estão acostumadas com esse tipo de cerveja, vamos começar aos poucos. Depois que criarem o hábito, aumentamos a produção”, explica. O volume total de cerveja também será elevado. O projeto é, em um ano e meio, produzir 90 mil litros por mês. Quando chegar a esse patamar, a cervejaria deverá empregar entre 40 e 50 pessoas, segundo estima Tessari. Ele contratou, nesse início de empresa, duas pessoas. Em médio prazo, Tessari pretende também começar a engarrafar a bebida. Concretizado o projeto, será a primeira cerveja produzida e engarrafada em Campo Grande. Por ora, a bebida será fornecida para bares e restaurantes, como também vendida diretamente ao consumidor final.

Das aulas à cervejaria

Osir Tessari é contador por formação e tem mestrado na área. Por 22 anos, foi professor. Até 2011, estava em sala de aula e na coordenação de um curso de Ciências Contábeis em Blumenau. E foi nessa cidade, tradicional produtora de cerveja, que Tessari decidiu agregar outra atividade em sua vida: a de cervejeiro. Iniciou o projeto e escolheu Mato Grosso do Sul por sua proximidade com o Estado – ele lecionou em Naviraí e Fátima do Sul (cidades do interior de MS) e sua esposa é sul-mato-grossense.

Convicto de que deveria migrar de área, o ex-professor fez curso técnico de produção de cerveja artesanal. Convidou um colega de curso, Marcel Pabst, para ser seu cervejeiro. Foi sua primeira contratação. Em 2012, aos 45 anos, mudouse com a família para Campo Grande e iniciou a construção da cervejaria após findar o processo burocrático do empreendimento. “É um desafio,
mas o conhecimento acadêmico tem me ajudado bastante. É uma nova fase na minha vida”, afirma o empresário.

Fabricação demora, em média, duas semanas

“É a natureza que trabalha”, afirma o cervejeiro Marcel Pabst. Não há exagero na frase. Na fabricação, que segue a tradição alemã, a levedura fermenta por dias o mosto (espécie de xarope, do qual vai resultar a cerveja) e, depois, a bebida fica em repouso para maturar. Plabst conta que a fermentação ocorre de cinco a sete dias e a maturação, de oito a dez dias. Em média, são necessárias, duas semanas para produzir a cerveja.

Antes dessas etapas, o malte da cevada ou de trigo é aquecido a uma temperatura de 70º C. Depois, o líquido é filtrado, fervido e resfriado. O resultado é o mosto. Nesse momento, entra o trabalho da natureza, com a fermentação feita pela levedura.

 Fonte: Correio do Estado

Outras Notícias

Av. Jamil Nahas, 236. Polo Empresarial Oeste (Em frente a Universo Intimo - Saída para Aquidauana) - Campo Grande - MS